Publicado em 23 de novembro de 2021
Compreendendo os Quatro Princípios de Acessibilidade Digital
As diretrizes e critérios de sucesso são organizados em torno dos quatro princípios a seguir, que estabelecem a base necessária para qualquer pessoa acessar e usar o conteúdo da web, são elas:
1. Perceptível - as informações e os componentes da interface do usuário devem ser apresentáveis aos usuários de uma forma que eles possam perceber.
o Isso significa que os usuários devem ser capazes de perceber a informação apresentada (não pode ser invisível para todos os seus sentidos)
2. Operável - os componentes da interface do usuário e a navegação devem estar operacionais.
o Isso significa que os usuários devem ser capazes de operar a interface (a interface não pode exigir interação que um usuário não pode realizar)
3. Compreensível - as informações e a operação da interface do usuário devem ser compreensíveis.
o Isso significa que os usuários devem ser capazes de compreender as informações, bem como a operação da interface do usuário (o conteúdo ou a operação não pode estar além de sua compreensão)
4. Robusto - o conteúdo deve ser robusto o suficiente para que possa ser interpretado de forma confiável por uma ampla variedade de agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas.
o Isso significa que os usuários devem ser capazes de acessar o conteúdo conforme as tecnologias avançam (conforme as tecnologias e os agentes do usuário evoluem, o conteúdo deve permanecer acessível)
Se alguma dessas situações não for verdadeira, os usuários com deficiência não poderão usar a web.
Sob cada um dos princípios, há diretrizes e critérios de sucesso que ajudam a abordar esses princípios para pessoas com alguma limitação. Existem muitas diretrizes gerais de usabilidade que tornam o conteúdo mais utilizável por todas as pessoas.
Acessibilidade para todos!
Fabiane Cattai{
Especialista em Acessibilidade Digital
}
Fontes:
Comments